Hoje, 11 de abril de 2021, Tuparetama (nossa amada Bom Jesus) completa 59 anos de emancipação política. Mas, para nós do CPDoc-Pajeú, ela tem séculos de história que ainda precisa ser contada. E para comemorar mais um aniversário seu, criamos uma Linha do Tempo com as datas marcantes na história de nossa querida cidade, a cidade mais bela da Ribeira do Pajeú.
Fontes:
- NUNES, Aldo Manoel Branquinho. Currais, cangalhas e vapores : dinâmicas de fronteira e conformação das estruturas social e fundiária nos “Sertões da Borborema” (1780-1920). Campina Grande-PB, 2017.
- Livro de Tombo da Freguesia de Bom Jesus dos Remédios de Afogados da Ingazeira aberto em 1911 pelo padre Marcolino Amaral com apontamento do padre Carlos Adriano Cottart.
- Livro do Município de Tuparetama, 1999.
- CEHM. Livro de Vínculo do Morgado da Casa da Torre: contendo a relação das fazendas vinculadas, valor pago pelos rendeiros, limites fundiários e logradouros: 1778 – 1779. Recife: CEPE, 2012.
Parabéns, Bom Jesus!
Parabéns, Tupã!
Parabéns, Tuparetama!
São os votos de todos que fazem o CPDOc-Pajeú.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÉ maravilhoso ter pessoas que buscam desvendar a história do nosso Pajeú e da nossa querida cidade. Parabéns Tuparetama e ao CPDoc por dar esse presente aos munícipes.
ResponderExcluirNós ficamos muito grato pelas palavras gentis. Amamos nosso lugar e por isso pesquisamos nossa história. Abraço!
Excluir